(foto por Elaine)
Um reunião geral com os outros grupos atuantes fez nosso projeto evoluir muito. Apresentamos opiniões, tomamos decisões, fundimos idéias e chegamos a um consenso. Acho que o “negócio” sai mesmo.
Ana Diório
Resolvi ler um pouco mais sobre Walter Gropius, um dos grandes nomes da arquitetura do séc. XX. Neste caminho, cheguei à Bauhaus.
Dessau, Walter GropiusA Bauhaus, uma escola que marcou um século, foi um marco do Modernismo na arquitetura e para o surgimento do “internacional style”. Sua proposta revolucionária que integrava arquitetura, artes, design, artesanato, teatro e etc, “quebrou” com o método clássico de ensino, visando um resultado funcional porém artístico.
Os alunos frequentavam os ateliers ou oficinas que eram coordenados por dois professores diferentes (um mestre artesão e um professor de desenho) visando unir a formação artística à prática.
“Walter Gropius ressalta três características da Bauhaus:
O paralelismo entre o ensino teórico e prático, uma vez que no curso trienal o aluno estuda simultaneamente sob a orientação de dois professores: um professor artesão e outro de desenho, o contínuo contato com a realidade do trabalho e a presença de professores criativos”.
(Wikipedia)
E ai colegas! Perceberam alguma semelhança?