Depois de uma aula sobre os sítios arqueológicos do México, lembrei- me dos registros arqueológicos daqui de São João del Rei, os quais tivemos o prazer de visitar no período passado na disciplina de Estética. Verdadeiros "documentos históricos" testemunhos da vida do homem em tempos remotos. Estes tipos de registros, principalmente os de menor porte como pinturas, ferramentas e utensílios muitas vezes não recebem a devida importância e são até "abandonados". Explorar, sim. Mas até que ponto? Reconstruir? Restaurar? Imitar? É importante que a utilização turística e pesquisas histórico/culturais sejam feitas de forma consciente e responsável visando sobre tudo preservar da melhor maneiro tais registros.
Aqui em São João Del Rei, as pinturas encontram-se na Serra do Lenheiro, na área de proteção e treinamento do batalhão de montanha do exército brasileiro.
"...segundo estudiosos devem ter sido pintadas por tribos nômades de humanos a cerca de 6 a 9 mil anos atrás. Homens que viviam em cavernas e se imagina, abrigavam-se na Serra para caçar onde tinham boa visão de caça e possíveis inimigos como outras tribos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário