Context: the situation, event or information that are related to something and that help you to understand it better. / In context: considered together rather than considered alone.
Site: The place or position occupied by some specific thing. Frequently implying original or fixed position. / The situation or position of a place, town, building, etc., specially with reference to the surrounding district or locality. (OED)
Relación: referencia que se hace de un hecho. / Finalidad de un cosa. / Conexión, correspondencia de una cosa con otra. (DRAE)
Relação: conexão, correspondência de uma coisa com a outra.
O Contexto (situação, evento ou informação relacionada a alguma coisa e que ajuda você a entendê-la melhor) e o Estar em Contexto (ser considerado junto ao invés de sozinho), levam em si a necessidade e importância do relacionar-se. Essas relações são inúmeras, das subjetivas às objetivas, das indiretas às indiretas, reais às irreais e são elas que formam o “todo”, pois como diz o poema de Gregório de Matos: “ O todo sem a parte não é todo, A parte sem o todo não é parte ...”.
As três definições acima falam das relações/conexões que as formam, sem as quais elas seriam “vazias”: objetos, ações ou informações apenas lançadas em cena sem espaço ou tempo, resultando nenhum significado.
Algumas vezes pensa-se que Contexto são somente os conceitos e definições encontrados em livros e enciclopédias como o contexto histórico, o cultural e o econômico, mas, além disso, está também relacionada ao espaço, espaço físico. A noção de Situação, da posição física ocupada por alguma coisa, está diretamente ligada a definição de Contexto, sendo no entanto mais palpável/visível que os laços históricos e culturais. O contexto específico para aquele determinado caso (seu entorno), é aquela noção de informação relacionada à alguma coisa e que ajuda você a entendê-la melhor.
Tais definições e reflexões levam-nos a crer que a tão dita frase: “ depende do referencial...” não é só mais um clichê mas ao contrário, é bem válida uma vez que mostra a necessidade da análise das situações de vários pontos de vistas, levando em conta diferentes informações, levando em conta seu CONTEXTO.
Ana Carolina Diório
Nenhum comentário:
Postar um comentário