quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Proposta de projeto 2; o espaço

Cada grupo ficou responsável por uma parte da área na qual faria os levantamentos perceptivos e técnicos. A partir das informações colhidas em observações, entrevistas e triangulações, mapas estão sendo desenvolvidos com o objetivo de auxiliarem no desenvolvimento do projeto final.


(Área de responsabilidade de meu grupo)

domingo, 25 de outubro de 2009

História da Arquitetura e Sistemas estruturais

Achei interessante duas aulas que tivemos esta semana que utilizaram do mesmo exemplo para explicar temas diferentes.
Na aula de História da Arquitetura e do Urbanismo com o professor Marquinhos, vimos a Idade Média; passamos pelos períodos Românico e Gótico analisando e comparando as características visuais, formais e os detalhes das catedrais.
Já na aula de Resistência dos Materiais com o professor Mateus, encontramos os mesmos exemplos sendo estudados e comparados sendo que desta vez, a temática eram as estruturas.

"Aberta para a cidade, caracterizada nos vitrais translúcidos, a catedral gótica diferente da opaca românica apresenta uma forma complexa de distribuição dos esforços por meio de contrafortes e arcobotantes que dispostos convenientemente encaminham os empuxos aos arcos, substituindo as grossas paredes antes utilizadas para a estabilização dos edifícios. Essa solução viabilizou a leveza das catedrais Góticas. "
ARQUITETURAS E ESTRUTURAS out/nov 98

Proposta de Projeto 2

A prosposta de projeto para a segunda metade deste semestre é a de criação de um projeto fictício para a rodoviária velha de São João del Rei e seus arredores.

As primeiras percepções do local e os levantamentos começaram a ser feitos. Por ser área de intenso comércio, trânsito de veículos e pedestres, há uma dificuldade maior se comparado ao primeiro projeto. Nada que não possa ser resolvido; Visitas noturnas e em finais de semana podem ser a solução.

Caderno Técnico

O objetivo era detalhar o processo de intervenção (desde a proposta até o resultado final) de forma que o leitor se sentisse capaz de reconstruir as obras. Trabalhamos com o Adobe Photoshop e InDesing. Sentimos dificuldades no começo, já que estávamos acostumados com o Microsoft PowerPoint mas, percebemos que são programas muito diferentes e que os primeiros, abrem um leque beeeem maior de possibilidades.
Foi bem interessante o contato com esses programas diferentes, apesar das dificuldades. Acho que seria proveitante mais aulas sobre.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Photoshop

A aula de photoshop foi bem divertida, cheia de "eurecas"! hahaha Agora o negócio é treinar. Fiz o download e demorou hoooras. Quando concluiu fiquei até com preguiça de mexer... deixei toda a empolgação para o caderno técnico.

SEMINÁRIO 4- Design

Para pensar:
Em que ponto o conhecimento/convivência com a arte torna-se saturado?

sábado, 10 de outubro de 2009

Intervenção Rua da Cachaça












Uma sexta-feira diferente. Um salve ao professor Matheus que toca um violãaaao... demais!